A pirataria é vital para a preservação cultural

Não vou falar sobre quem pirateia porque não pode pagar. Eu compro tudo que posso de forma legal, mas entendo quem não tem grana e pirateia produtos de grades empresas.

Mas sem ser pela questão econômica, a pirataria é necessária para a preservação cultural.

Domínio Público leva 100 anos para valer.

Agora, imaginem as duas seguinte situações:

  • um líder surtado manda proibir do país músicas de teor sexual. Será ilegal hospeda-las em sites, ilegal vender via serviços de streaming e passar na rádio;
  • um incêndio de grandes proporções destroi uma região muito habitada de uma capital cultural.

Incêndios se apagam, prédios são reconstruídos, regimes caem.

Porém, e se nesse meio tempo os sites que hospedavam músicas nesse país apagaram todas as que foram eliminadas via decreto e só havia cópias dela em plataformas online?

E se o incêndio destruiu prédios como bibliotecas públicas e museus onde haviam cópias de revistas dos anos 1920 e livros de autores menos reprintados? As revistas são importantes para estudo de época, e muitos desses autores, apesar de pouco falados hoje, foram importante para um movimento artístico. Exemplo: a Weird Tales foi uma revista importantissima para a formação da cultura pop atual. Alguns de seus autores publicaram de forma solo depois, como foi com o autor de Conan o Barbaro e Tarzan ... mas e os que ficaram apenas na Weird Tales? Essas revistas sao frageis e nao existem mais muitas.

Logo, com a pirataria, com arquivos tendo multiplas copias fisicas mundo à fora, temos a chance de permitir que obras não caiam no esquecimento, seja por apagamento histórico, seja destruição física.