Crianças e adolescentes não deveriam ser obrigados a ir a escola ou permanecer na sala de aula

Não importa se você está na sala como aluno ou professor, todos vão enfrentar o mesmo problema: o aluno desinteressado que atrapalha a aula. Se fosse só o aluno desinteressado que só dorme na aula ou faz o mínimo para passar, estaria tudo bem porque o principal afetado por essas escolhas seria ele. Porém, estamos falando aqui do cara que além de não querer nada com a vida ele ainda conversa, faz barulho ou qualquer outra coisa que atrapalha a aula.

Se ele está dando claros sinais que não quer estar ali, por que a família continua obrigando ele a ir para escola? Só por que não tem outro lugar para deixa-lo? Vai ser um eterno ciclo de:

1° Aluno atrapalha a aula; 2° Professor interrompe a explicação para reclamar com ele 3° Aluno para por um momento e depois volta a atrapalhar a aula; 4° Professor tira ele da sala; 5° Diretoria/coordenação fala alguma coisa e manda ele de volta; 6° Ciclo recomeça.

Em respeito à liberdade do indivíduo, alunos assim não deveriam ser obrigados a ir para a escola e, caso forem, não deveriam ser obrigados a ficar na sala de aula porque eles não tem o mínimo respeito pelo coletivo. Se os pais não conseguem ensinar o básico sobre limites e respeito às autoridades é inútil enviar alguém assim para a escola.