Chaveiros / revistas "de graça" em eventos de cultura pop

Pelo que vejo por aí, ele é relativamente simples.

Você é abordado, e falam que o chaveiro ou revista é de graça. E aí quando você para, dizem que são de alguma faculdade e estão fazendo o TCC deles, e aí te perguntam quanto você acha que vale aquele produto, independente do valor dito eles vão te solicitar esse valor. Tem variações onde eles coagem a você entregar mais (no estilo vendedor do mercado municipal de São Paulo), ou na forma de chamar sua atenção (dizer que caiu alguma coisa por exemplo, e se você ignorar, te xingar de algo pra você parar e olhar e eles fingirem que não falaram isso, pra conseguir chegar em você).

Também já vi eles usando mulheres para abordar, pra gerar empatia.

Eu tenho um ódio particular por eles pois eles fazem isso em um lugar onde tem muita gente com deficiência intelectual ou pessoas mais introspectivas que não sabem falar não ou lidarem com pessoas assim, e já quase agredi um deles, xinguei no meio da rua, e todos os eventos que eu vou e vejo, eu os denuncio.

Dá a impressão que é alguma quadrilha criminosa mesmo, PCC ou algo assim, porque pode ser o evento mais minúsculo, eles estão lá. Já pensei na possibilidade deles acabarem contratando pessoas que normalmente entregam panfletos ou coisas assim pra esse tipo de trabalho, o que seria ainda mais maléfico.

Vocês tem alguma experiência com essa gentinha?