Minha família perdeu sua história para a homologação indígena

Não sei se acompanharam, mas hoje houve a homologação de três terras indígenas, duas delas em SC e uma delas no Morro dos Cavalos em Palhoça. Há uma comunidade em Araçatuba que faz parte dessa "terra indígena" no Morro dos cavalos, e minha família faz parte dessa comunidade. Há gerações a minha e outras famílias preservam a história e a cultura local, que inclui a pesca artesanal açoriana, costura, artesanato com materiais marítimos, construção com pedras que marcam mais de 150 anos.

Durante todo esse tempo, não temos histórico de indígenas habitando o local, exceto por uma comunidade de indígenas vindos do Paraguai em 1994 que se assentaram na comunidade hoje conhecida como Itaty, que NAO FAZ PARTE DA COMUNIDADE DE ARAÇATUBA, mas que de qualquer maneira perdemos a permissão de continuar nesse local que faz parte da nossa história pois foi reivindicado pelos indígenas.

Tenho muitas lembranças aqui, quando era criança lembro que fizemos o primeiro encanamento para as casas com a água que vinha da nascente da cachoeira, com muitas árvores com barba de velho, as trilhas que abrimos para fazer um motocross para os jovens da família, os animais que criamos, as temporadas de pesca...

Não sou contra a homologação das terras indígenas, sou contra retirar um povo tradicional para colocar outro. E pior ainda, não procuraram as famílias para falar sobre nada disso, só nos foi imposto, não sei que trabalho é esse que a FUNAI faz mas isso não é nada justo.

Fica aqui minha mais profunda tristeza.