Demissão por justa causa mais processo por quebra de confidencialidade
As relações entre as empresas e seus funcionários são uma daquelas pawtas em que via de regra todo mundo está errado, né?
Acho que mundo aqui conhece o lado errado das empresas, suas "vagas arrombadas" (tem até um sub com esse nome) e seus ambientes tóxicos, mas quem contrata também tem muito a reclamar e com razão. É sobre um destes casos que trata este tópico.
Eu acabo de demitir um cara que tinha sido contratado no finzinho de novembro porque ele faltou pela terceira vez sem avisar. Passou o dia inteiro online no WhatsApp e não se deu o trabalho de avisar que não ia trabalhar.
Este cara foi selecionado pelo RH, não por mim, acho eu que para preencher cota de wokismo (ele se encaixa em duas "minorias").
Eu não me meti na contratação dele, mas avisei: "Não gostei do jeito que esse cara fala. Não dou um mês para ele criar problema." Não deu outra: na terceira semana ele faltou sem avisar.
Demos uma advertência verbal, apenas.
No dia 24/12, era turno dele. Não somente ele não apareceu, como não atendeu o telefone e não leu as mensagens no WhatsApp.
Desta vez, ele recebeu advertência por escrito.
Nesta segunda-feira ele faltou de novo.
Eu disse para ninguém tentar contato.
Na terça-feira ele foi trabalhar mas não levou o celular da empresa com ele e eu orientei: "Ninguém fala nada, é um dia normal de trabalho."
Ontem ele levou o celular da empresa, eu disse para chamar a segurança, requisitar o celular de volta e mandar ele recolher as coisas dele imediatamente.
Quando o segurança tomou dele o celular, ele armou um barraco: falou que aquilo era "preconceito", que ia nos processar por blá-blá-blá-fobia, que não era tolerável aquele blá-blá-blá-ismo, que fascistas não passarão e que alienígenas reptilianos vão devorar nossos fígados, que tinha direito à privacidade, que a empresa não tem o direito de olhar o conteúdo das conversas dele, etc.
Pois bem...
Não somente o celular da empresa está lotado de "conteúdo adulto" (para pegar leve) como ele comentou assuntos sigilosos da empresa com terceiros.
Agora, além da justa causa, ele vai levar um processo bem salgado por violação de cláusulas contratuais de confidencialidade. E as principais empresas do setor na região serão todas informadas sobre essa violação de confidencialidade.
O cara conseguiu destruir a vida dele num nível tal que vai ter que mudar de cidade para encontrar emprego. Por pura arrogância. 🤦🏻♂️