Trabalhar em Call center é a mesma coisa que vender a sua alma

Olá a todos como vão vcs do sub.

bom vim aqui relatar um pequeno mas conturbado período da minha vida que foi de trabalhar em uma empresa de call center na região da praça da sé sp capital, pra completar era na parte de cobrança. Não vou mentir isso vai ser um relato bem extenso porém feito de coração e puro suco de ódio de ter entrado nesse trampo, ent leiam e aproveitem esse relato e se quiserem podem perguntar a vontade, só n vou poder trabalhar com nomes doq vai aparecer aqui ok, enfim aproveitem.

Vamos pelo inicio. No mês de agosto de 2024 eu tava procurando emprego pra ajudar aqui na minha casa, ainda moro com os pais e queria ajudar nas contas e eu tinha 18 anos na época, foi ai que eu busquei melhorar mais o meu currículo, fiz uns cursos grátis e comecei a frequentar grupos de vagas do WhatsApp, e foi nesse terceiro motivo que a merda começou. Eu ficava atento ao grupo em especifico que colocava vagas muitos interessantes para mim, só muitas ou não se encaixavam no q eu queria ou o horário não combinava ,faço faculdade por isso tinha que achar algo que não atrapalhasse os meus estudos, foi ai que via bendita vaga de operador de cobrança. Tudo parecia perfeito, o salário era de boa pra mim, o horário era tranquilo e era perto da estação Sé, até ai mil maravilhas, eu vi que eles iam fazer uma entrevista online que ia ser um primeiro passo de um processo de 3 etapas, até ai normal, me preparei pra entrevista e aguardei pro dia. No dia da entrevista deu pra ver que seria aquela entrevista coletiva com varias pessoas na chamada com uma pessoa do RH da empresa e que cada um teria a sua vez de se apresentar e tals, na minha vez ocorreu tudo bem consegui me vender pra empresa e tals, aquela coisa de sempre, passou pouco tempo(literalmente no mesmo dia) já me notificaram que eu passei da primeira etapa e que eu poderia fazer uma 2° entrevista onde queriam me conhecer melhor, fui na empresa e já dei de cara que o prédio já era meio estragado sabe, com aquele aspecto de prédio bem antigo, eu sei que era na praça da Sé mais po melhorava um pouco aparência né. Enfim fui pra 2° entrevista e fui tudo normal e até a entrevistadora gostou de mim e tudo, só que dps ela pediu pra me esperar numa salinha pra já me informar se eu passei e se eu já podia ser admitido, qnd eu cheguei na salinha vi que havia todo mundo que tava na chamada de vídeo da primeiro etapa, ai já comecei a estranhar muito só q com a minha teimosia eu ainda senti q aquilo era o meu lugar e que talvez era q todo mundo ali era ótimo ( eu tava literalmente sendo alertado por tudo pra n tá ali). Enfim, fui admitido na empresa fiquei super feliz e que agora eu teria um trabalho, e eu n tava mais enganado doq nunca.

Como tá no titulo eu trabalhava na parte de cobrança, especificamente de dividas de cartão de crédito, essa empresa que eu trabalhei prestava serviços para um banco q vamos chamar de de banco B , esse banco B terceirizava essa área de cobrança para essa empresa que trabalhei, como era na parte de dividas de pessoas que tem conta no banco B, qualquer tipo de conta corrente, empresarial, salário e ademais. No meu setor de cartão de crédito a gnt podia colocar certas porcentagens de descontos para os clientes que deviam ao banco B por conta do cartão de crédito, obviamente dependendo do contrato do cartão que eles tinham, vou exemplificar aqui, existiam 2 tipos de contrato os de CCP(Contrato de Curto Prazo) que deviam entre 30 a 360 dias e que recebiam no máximo um desconto de 40% da divida e dos CLP( Contratos de Longo Prazo) que deviam de 361 dias para mais tempo e logo e que chegavam a 95% de desconto da divida. Fiz esse explicação de como funcionava a empresa pra vcs verem oq ela fazia ou oq deveria fazer.

Depois daquela enrolação de treinamento onde eles ensinam sobre o trabalho e mostram como a empresa é linda e faz tudo de bom e blá blá blá eu fui pro meu primeiro dia e que foi um caos, primeiro que me jogaram sem eu saber nada do sistema deles e que tive que pedir ajuda dos meus colegas ao lado para poderem me ajudar, e que foram gentis comigo e são a única coisa boa q a empresa tinha. com o tempo fui aprendendo com sistema e tbm a lidar com os clientes e ta ai o oq me fez quase ficar maluco naquele emprego, o fdp dados clientes do banco B. Eu sei que muitas das vezes a gnt faz uma divida por q tá precisando muito de alguma coisa só q n tem da onde tirar, só q tinha gnt q fazia q eu n acreditava, chegava a ser de 30, 40, 50 quase 80 mil reais de divida, isso só pessoas físicas sem contar PJs e empresas que tinha conta no banco B que faziam quase 150 mil reais de divida, e bom obviamente q esses clientes NUNCA iam pagar e que mesmo com qualquer tipo de desconto o caba n tinha da onde tirar pra pagar. Obvio que eu recebia clientes que dava pra ver que o cara n tinha nada pra fazer além de vender o almoço para pagar a janta. Só que tinha clientes que xingavam achando que tinha razão de reclamar achando que EU tinha culpa de ta cobrando a divida DELES e chegavam a xingar a minha família e falavam coisas horríveis que nem prefiro falar aqui, e vc deve tá pensando "ué vc n falava nada para retrucar" bom meu leitor, eu n podia fazer absolutamente PORRA NENHUMA NAQUELA MERDA. Sério eu literalmente tava me explodindo por dentro pra mandar o arrombado que eu tava atendendo pra casa do caralho, só que na porra da empresa eles tinham a politica de gravar as ligações para "a segurança do cliente e do colaborador" mas que era pra ver se a gnt n tava fazendo merda(vulgo xingar de volta ou dar um desconto maior doq o devido). Além disso rolava um bglh q eu achava errado pra kct, como era a gnt que colocava o desconto da divida a gnt tinha q ver qual valor ficava acessível para o cliente quitar a divida, até ai blz, só q na empresa tinha q bater meta e essas coisas, ent muitas das vezes a gnt mentia sobre o desconto que a pessoas tinha (exemplo o cliente tinha um desconto de 90% no pagamento á vista, porém eu tinha q falar que o de á vista era no mínimo 40% e q no parcelado era 60%) ent era normal mentir esse literal direito da pessoa saber o seu desconto e vender o parcelado de forma mais glamorosa (sendo q na verdade a gnt vendia o parcelado pois com os juros a gnt conseguia bater a meta mais fácil), e eu fiacav mal pois eu vendia uma mentira e negava uma possibilidade mais favorável para pessoas q realmente queriam limpar o seu nome e se livrar da divida, tudo isso por conta da merda da meta deles, e o pior era que o meu supervisor incentivava muito isso e engrandecia quem fazia.

E enfim eu me decidi. Após um mês na empresa eu simplesmente joguei tudo proar e fui em busca de um emprego melhor, só q o horário de onde eu trabalhava ficava foda pra fazer as entrevistas, ent tomei a decisão de largar essa merda de trabalho e estudar sobre melhorar meu linkedin, currículo, oratória e tudo mais. Conversei com a família sobre isso e me apoiaram e muito, eles viram q aquele trabalho n tava me fazendo bem, por ser um trabalho longe de onde moro, moro numa cidade de interior metropolitana perto de sp capital, demorava literalmente 3 horas de ida e de volta(sendo q era 6x1 ainda, pra completar a merda) eu mal dormia e n conseguia realizar meus projetos da faculdade, mesmo com o dinheiro eles me entenderam e me ajudaram a sair de lá com pelo menos um dinheiro de lá. Ent fiz minha saga de pesquisar sobre a questão do desligamento, e descobri que o melhor dia para pedir desligamento era no dia 15, especialmente despois da segunda feira, tnt agendei no meu celular essa data como "O dia de sair do inferno". Chegou o belo e lindo dia, me lembro como se fosse ontem, o céu tava azulzinho, sem nenhuma nuvem, o sol tava lindo, dia 15 de outubro de 2024, mesmo sendo em sp e logo na praça da sé, eu respirei um belo e limpo ar naquele dia, parecia que Deus tava comigo me guiando naquele dia e dizendo que o sofrimento acabou. Comecei o dia como sempre, batendo o meu ponto e atendendo os clientes, veio até um cliente que me xingou de tudo, mas literalmente eu estava num estado tão de paz que parecia com oq os budistas chama de Estado do Nirvana(n confundam com a banda), e bom eu fui fazer a minha pausa e fui falara com o meu supervisor, falei q tinha achado uma oportunidade de trabalho mais perto de onde eu morava e assim queria pedir o desligamento(menti só pra n me encher o saco) e enfim ele falou q gostava do meu trabalho e tudo mais né, enfim ele veio com a carta de desligamento para eu assinar, e assim fiz, ele disse q eu já poderia ir embora e q receberia pelas minha horas trabalhas já na minha conta e etc. Naquele momento eu n ligava pra mais nada, eu só sentia um sentimento de liberdade e um prazer q nem mesmo eu consigo descrever, é como se eu soltasse finalmente de correntes que haviam me aprisionado por anos. Qnd sai do prédio da empresa eu e senti naquela cena do daquele filme "Em busca da felicidade" estrelado pro Will Smith (um excelente filme recomendo), só ao invés de ter a felicidade do personagem principal de ter entrado numa empresa, eu tava feliz de ter saído de uma. Eu me lembro de tudo, do sou da tarde com aquele calor relaxante me minhas costas, das pessoas passando por mim e eu apenas me sentindo leve e solto comigo mesmo, sabendo que finalmente sai daquele hospício.

Vale ressaltar, depois de um tempo consegui outro emprego num hospital muito conceituado q realmente pode me ajudar na minha carreira e tô muito feliz de estar nele, recebo um pouco menos q o anterior mas vejo que consigo crescer e me desenvolver profissionalmente no hospital, capaz de eu subir bastante de cargo. E outra coisa, a empresa em questão tbm tinha outros problemas q n citei no relato, como por exemplo casos de assédio(em especifico entre clientes e colaboradores) como sou homem n rolava muito comigo, porém ouvi coisas muito absurdas e bem nojentas q muitas mulheres que trabalham na empresa passaram infelizmente.

Por fim, muito obrigado por ter lido isso aqui, sei que ficou uma redação do ENEM+ a redação da FUVEST mais isso foi a minha realidade por um curto mais marcado tempo da minha vida, isso não foi só sobre uma revolta de alguém q n suportava o trabalho mais tbm mostra como o call center no brasil é basicamente um pacto diabólico que iludem pessoas inocentes. O texto tbm serve para mostrar q pode sim existir uma saída desse trabalho ruim q vc pode estar vivendo basta batalhar muito q vc consegue, n só eu mais muitos acreditam e vc. Mais uma vez obrigado pela atenção de todos q leram e se quiserem perguntar algo podem mandar q vou responder todos se possível, mas como falei n posso falar o nome da empresa e do banco por receio judicial. Muito Obrigado.