Testei tomar banho gelado por mais de 6 meses para testar a teoria dos coaches.

Há vários meses, meu chuveiro queimou, e como eu sempre quis testar essa teoria de que tomar banho gelado faz bem, decidi não trocá-lo, para eu não ter opção e tomar banho só gelado, para ver se dava algo diferente mesmo na mente, no dia a dia. No início, foi bem difícil, principalmente nos dias em que eu esquecia de tomar banho cedo e tinha que tomar de madrugada kkkkk (alguns falhei e fui fraco kkkk) Com o tempo, nitidamente foi ficando mais fácil "enfrentar a dor" de entrar na água, e sinceramente, depois que entra, fica bem normal. Só dói no início, depois você até esquece e vai ficando normal, pensa na vida normalmente. No início desse teste, não, era só eu querendo sair logo dali kkkk. E realmente, às vezes dá uma disposição boa, principalmente em dias em que eu tava meio estressado ou ansioso. Era bom para acalmar e dar um reset na mente. Essa parte vou manter quando precisar.

Mas, sinceramente, não vi muito isso refletindo diretamente na vida, como se 'fazer coisas difíceis fosse ficando mais fácil porque eu tomo banho gelado e isso é muito difícil'. Para ser sincero, acho que foi até o contrário em alguns dias. Tem dia que ficava insuportável ter que levantar e tomar banho gelado porque não tinha outra opção. Eu sentia que quase 'sugava' meu estoque de força de vontade disponível para fazer outras coisas importantes no dia. Enfim, no fim de tudo, constatei que isso é mais uma lenda dos coaches, em termos de mentalidade. Não muda nada significativamente.

Agora, em questões de saúde, já não posso opinar muito. Dizem que faz bem, aumenta a imunidade e tal, e de fato eu não fiquei gripado nem doente nesse período. Não sei se foi por acaso ou não, mas é isso. Na virada do ano, eu viajei e tomei um banho quente de 1h e senti que estava passeando no paraíso. E hoje instalei o novo finalmente, e chegou ao fim essa experiência de banho estoico 😁.