Conselhos - Início na arte de Lecionar em Escolas Públicas

Olá pessoal, primeiramente muito obrigado por poderem ler este relato. Agradeço imensamente a quem puder responder me aconselhando sobre os pontos.

Sou formado em auditoria desde 2016. Finalizei o ensino médio em 2011 sempre com o sonho de ser professor de EJA em escolas públicas. Tenho 32 anos, resido em São Paulo - Capital.

Minha atuação profissional sempre esteve voltada a atividades em empresas de grande porte, com foco em auditorias, segurança, governança e projetos. Gosto muito do que faço desde sempre, mas ainda quando criança e adolescente sentia uma necessidade / sensação de que meu propósito aqui seria lecionar. O tempo passou, a falta de incentivo constante, acabei tomando estes rumos corporativos, mas nunca deixei de ter sonhos indicativos de que deveria voltar a este tema.

Pois bem, além da graduação, tenho 2 especializações / MBA's em tecnologia da informação, 1 certificação em segurança, 1 pós graduação em produção cultural, arte e entretenimento, atualmente curso um MBA em segurança e tenho diversos cursos extracurriculares em conformidade de T.I e produção cultural.

Em uma pausa na vida corporativa, por dois momentos, abri empresas de produção cultural, atuando como produtor independente, junto a artistas, essencialmente na elaboração de projetos culturais, inscrições e aprovações em editais de cultura, produção executiva e gerenciamento de projetos em geral. Sempre fui apaixonado por cultura.

Ponto é que ultimamente este propósito de lecionar vem me instigando de forma muito mais frequente e isso me traz algumas dúvidas. Adoro Geografia e Artes, mas desde que me formei no ensino médio, nunca mais tive contato com as teorias destas disciplinas e como elas se desdobram na prática nas escolas públicas.

Gostaria de me preparar para uma possível transição de carreira no futuro, ou, ainda, poder atuar / conciliar minhas atividades profissionais nas duas frentes (lecionar / auditoria) - Aliás, este é o propósito para este ano, e por isso esta publicação.

Penso muito em realizar um curso de formação pedagógica em R2, com término em 6 meses, o que já me habilitaria a lecionar. Meu sonho são escolas públicas estaduais, dando aula prioritariamente para EJA, mas também para o ensino médio - a educação infantil não me atrai muito.

Me preocupo neste sentido com alguns pontos:

1 - Será que uma formação R2 me dará segurança para encarar as salas de aula, com domínios dos conteúdos da BNCC? Por outro lado, já gostaria de ter uma formação rápida neste momento, para ter a experiência da sala de aula e na sequência, cursar uma licenciatura completa. O próprio plano de aula já elaborado pelo Estado subsidia e traz segurança neste sentido? Receio de ter pouco domínio sobre a complexidade da disciplina tendo em vista o lapso temporal da minha formação do ensino médio até aqui.

2 - Os processos de contratação temporárias, concursos e acesso a escolas estaduais em São Paulo se dá de forma tranquila? Pergunto no sentido de acessibilidade e aceitação para contratação de professores R2 recém formados.

3 - Existe uma demanda por professores no EJA (preferenciamente) e Ensino Médio noturno na cidade de São Paulo, em escolas estaduais? Acreditam que há demanda para novos professores?

Agradeço quaisquer informações e conselhos adicionais que possam subsidiar melhor minha decisão para o início do ano.

Muito obrigado!