Machucados que não saram em gatos
Adotei um gato macho adulto (estimados cerca de 2 anos) há mais ou menos 1 mês.
Ele chegou com alguns machucadinhos, parece que ele tinha caído, mas fora isso super saudável. Levamos ele para vacinar (a ONG da qual adotamos já havia dado anti pulga e vermífugo) e a veterinária não notou nada de estranho nos machucados, ele já estava com a gente uma semana e onde estava machucado não aumentou, nem criaram-se novos machucados. Ela receitou uma pomada (Crema 6a). Notamos que a pomada deixava ele com mais coceira e os machucados mais vermelhos e feios, digamos, então suspendemos. Da próxima vez que fomos, uns 20 dias depois, para dar a 2 dose da vacina, ela examinou de novo e passou um corticoide (Predsinolona 5mg, 2 por dia por 5 dias). De novo, sem aumento no tamanho dos machucados, eles estavam mais secos e tal. Ontem ele tomou o corticoide (oral) pela primeira vez e de novo, as feridas ficaram mais vermelhas e ele tava coçando a orelha tanto que chegou a sair sangue. Da última vez, com a pomada, ele arrancou pelos do pescocinho (não tem feridas, só está sem pelo mesmo) por coçar.
Importante adicionar que ele não para de comer para se coçar, por exemplo, nem acorda para se coçar, mas tem momentos específicos que ele começa e não para, temos que impedir ele.
O que pode ser? Tem como gato ter alergia a corticoide? A pomada também tinha corticoide... Ou será que ele é alérgico a alguma coisa aqui? Ele só come ração GranPlus Gourmet e 1 sachê por dia, da mesma marca. A areia que compramos é sem cheiro e de bentonita. Ou talvez pode ser ao calor? Ou ele só tá estressado e tem mania?
OBS: Fotos: pescoço sem pelo, orelha machucada em cima e sem pelo atrás, dedinho que já tinha o machucado (lembrando que não aumentou, apenas não sara) avermelhado após tomar o remedio, antes já estava bem sequinho e sarando. Remédio via oral que ele está tomando agora e pomada usada anteriormente. OBS2: O nome dele é Otávio